Tópicos Especiais em Organização da Informação: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

 

PLANO DE ENSINO

Código: 382787

Portal da Disciplina: http://lillianalvares.fci.unb.br

Ementa: Estudo e discussão de problemas relacionados à organização da informação relativos a acervos fotográficos, arquitetura da Informação, bibliotecas digitais, gestão dos patrimônios documentais, imagem e memória, inteligência organizacional e competitiva, políticas de informação do Estado, representação e organização da informação e do conhecimento.

Objetivos

  • Apresentar uma visão ampla do conhecimento estratégico nas organizações.

  • Apresentar conceitos e fundamentação teórica para a gestão da informação institucional estratégica, dando a conhecer as abordagens, recursos, métodos, técnicas e ferramentas mais adequados para agregar valor à esta informação, numa visão macro, sistêmica e integrada, no contexto de uma organização voltada para o aprendizado, capaz de gerar conhecimento novo e obter um melhor posicionamento no contexto da sociedade da informação.

  • Conhecer as técnicas e ferramentas capazes de auxiliar na sistematização das informações necessárias à organização, tanto no seu aspecto de estruturação quanto no de utilização.

  • Subsidiar a compreensão dos alunos de pós-graduação em Ciência da Informação sobre a importância do entendimento e da aquisição das competências necessárias ao trato da informação estratégica nas organizações, formando atitudes capazes de auxiliar na transformação do gestor da informação em estrategista e empreendedor.

  • Mostrar a Inteligência Competitiva como atividade especializada, voltada para conteúdos temáticos, com uso de subsídios interdisciplinares e de métodos e técnicas diversas.

  • Discutir as dimensões do conhecimento individual e do conhecimento organizacional, em diferentes níveis de complexidade.

  • Dar a conhecer a dimensão aplicada da gestão do conhecimento estratégico: modelos e formatos, instrumentos, produtos resultantes, estruturas. Dar a conhecer a dimensão social e política da gestão do conhecimento estratégico: atuação profissional, ética, contextos.

 

Procedimentos de Ensino

O curso está dividido em 4 módulos de ensino. Para cada módulo, aulas expositivas, seguidas de um trabalho em grupo (para grupos de aproximadamente 5 alunos) e uma aula prática, que consiste em uma apresentação dos resultados do trabalho em grupo. Para finalizar o conteúdo modular, um trabalho individual manuscrito de três páginas no mínimo em papel de tamanho A-4 contendo a síntese do conteúdo aprendido.

À propósito do trabalho manuscrito, veja o link ¿Ejercitas Tu Cerebro? 5 Motivos Para No Dejar Nunca De Escribir A Mano.

 

Procedimento de Avaliação

Média das Notas dos Trabalhos Individuais + Média das Notas dos Trabalhos em Grupo + Nota de Participação / 3

Ou 

Submissão de artigo científico em tema(s) relacionado(s) à disciplina + Média das Notas de Participação + Nota do Professor / 3

 

Detalhamento:

Média das Notas dos Trabalhos Individuais = 4 Notas de Trabalhos Individuais/4

Média das Notas de Participação = 4 Notas de Participação em Grupo/4

1 Nota de Participação do Professor

 

Conteúdo Programático

1a. Parte – Sociedade da Informação

Aula 1.1 Sociedade da Informação

Aula 1.2 Conhecimento e Economia

Aula 1.3 Aprendizagem Organizacional

Aula 1.4 Informação para Inovação

 

2a. Parte – Gestão da Informação

Aula 2.1 - A Informação

Aula 2.2 - Conceitos e definições

Aula 2.3 - Modelos de Diener, 1992

Aula 2.4 - Modelos de Davenport, 1994

Aula 2.5 - Modelos de Rowley, 1998

Aula 2.6 - Modelos de Choo, 1998

Aula 2.7 - Modelos de Detlor, 2009

Aula 2.8 - Comparação

 

3a. Parte – Gestão do Conhecimento

Aula 3.1 - Intersecções

Aula 3.2 - Interface com a Filosofia

Aula 3.3 - Perspectivas

Aula 3.4 - Modelos

Aula 3.5 - Práticas

Aula 3.6 - Outros Elementos

Aula 3.7 - Tecnologia da Informação

 Aula 3.8 - Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento

 

4a. Parte – Inteligência Competitiva

Aula 4.1 - Contexto

Aula 4.2 - Terminologia

Aula 4.3 - Fontes de Informação

Aula 4.4 - Proteção do Conhecimento

Aula 4.5 - Monitoramento Ambiental e Prospecção Tecnológica

 

 

Referências Essenciais 

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DALKIR, K. Knowledge management theory and practice. 2.ed. Boston, MA: MIT Press, 2011.

MIRANDA, R. C. R. Gestão do conhecimento estratégico: uma proposta de modelo integrado. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Brasília: UnB, Departamento de Ciência da Informação e da Documentação, 2004.

ROTHBERG, H.; ERICKSON, G.S. From knowledge to intelligence: creating competitive advantage in the next economy. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2004. 300 p.

 

Referências Básicas 

ALVARES, L. Telecentros de Informação e Negócios como Veículo de Educação Corporativa nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 2010. 247 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) ‐ Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

QUONIAM, L. (Org.). Competitive Intelligence 2.0: Organization, Innovation and Territory.1 ed. Londres: ISTE Ltd and John Wiley & Sons Inc, 2011.

TARAPANOFF, K. (org. ) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

TARAPANOFF, K.(Org.) Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Kira Tarapanoff (org. ) Brasília: IBICT, UNESCO, 2006.

 

Referências Complementares

ALVARES, L. Cooperação Franco-Brasileira em Inteligência Competitiva. Relatório de Pesquisa. 2010.

LEITE, F.C.L. Modelo genérico de gestão da informação científica para instituições de pesquisa na perspectiva da comunicação científica e do acesso aberto. 262 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Brasília. 2011.

SOUSA, R.T.B. de., ARAÚJO JÚNIOR, R., ALVARES, L. Programa de Gestão da Informação e do Conhecimento em Empresa Pública. Relatório final de pesquisa. 2009

SVEIBY, K. E. What is Knowledge Management. Abr. 2001. http://www. sveiby. com/articles/KnowledgeManagement. html.

TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: SENAC, 2001.

TYSON, K.W.M. The complete guide to competitive intelligence. Lisle: Kirk Tyson International Ltd, 1998.