Fundamentos em Organização da Informação

PLANO DE ENSINO

Código: 382779

Portal da Disciplina: http://lillianalvares.fci.unb.br

Ementa: Estudo e discussão de questões fundamentais e gerais, relacionadas à organização da informação

 

Conteúdo Programático 

1a. Parte - Representação e Organização da Informação e do Conhecimento

1.1 Informação

1.2 Organização da Informação

1.3 Sistemas de Organização do Conhecimento

 

2a. Parte - Sistemas de Organização da Informação e do Conhecimento

2.1 Classificação

2.2 Tesauros

2.3 Taxonomias

2.4 Ontologia

2.5 Intersecções

 

3a. Parte - Subsídios Interdisciplinares

3.1  Semiótica

3.2  Linguística

3.3  Semântica

3.4  Terminologia

 

 4a. Parte - Principais Aplicações na Ciência da Informação

4.1  Análise do Conteúdo

4.2  Indexação

4.3  Recuperação

4.4  Resumos

 

5a. Parte - Prática de Organização do Conhecimento

5.1 Apresentação do Projeto Final

 

Objetivos

Apresentar conceitos e fundamentação teórica sobre representação e organização da informação e do conhecimento.

Subsidiar a compreensão dos alunos de pós-graduação em Ciência da Informação sobre a importância da representação e organização da informação e do conhecimento.

Mostrar a representação e organização da informação e do conhecimento como atividade especializada, voltada para conteúdos temáticos, com uso de subsídios interdisciplinares e de métodos e técnicas diversas.

Dar a conhecer a dimensão epistemológica da organização do conhecimento: bases conceituais, bases históricas, bases metodológicas, diálogos interdisciplinares.

Dar a conhecer a dimensão aplicada da organização do conhecimento: modelos e formatos, instrumentos, produtos resultantes, estruturas.

Dar a conhecer a dimensão social e política da organização do conhecimento: atuação profissional, ética, contextos.

 

Procedimentos de Ensino

O curso está dividido em 4 módulos de ensino. Para cada módulo, aulas expositivas, seguidas de um trabalho em grupo (para grupos de aproximadamente 5 alunos) e uma aula prática, que consiste em uma apresentação dos resultados do trabalho em grupo. Para finalizar o conteúdo modular, um trabalho individual manuscrito de três páginas no mínimo contendo a síntese do conteúdo aprendido. O módulo 5 compreende a finalização e a apresentação do projeto final de disciplina, solicitado ao final do primeiro módulo. O formato de apresentação desse último trabalho é de 15 páginas no mínimo, 20 páginas no máximo, em tamanho A4, margens 2,5 cm, fonte arial, corpo 11, espaçamento 1,15 e espaçamento entre parágrafos de 6 pt.

 

Procedimento de Avaliação

Média das Notas dos Trabalhos Individuais + Média das Notas de Participação + Nota do Trabalho em Grupo + Nota do Professor/4

 

Detalhamento:

4 Notas de Trabalhos Individuais

8 Notas de Participação

1 Nota de Trabalho em Grupo

1 Nota do Professor

 

Cronograma

   

Referências Básicas

ALVARES, L. (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Editores, 2012. 148 p.

ROBREDO, Jaime; BRÄSCHER, Marisa (Orgs.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre a representação e organização da informação e do conhecimento (eroic). Brasília, DF: IBICT, 2010. 335 p.

 

Referências Complementares

AQUINO, I. J.; CARLAN,  E.; BRASCHER,  M. B. Princípios classificatórios para a construção de taxonomias. Ponto de Acesso, v. 3, n. 3, p. 196-215, dez. 2009.

CURRÁS, E. Ontologías, taxonomías y tesauros: manual de construcción y uso. 3a ed. Espanha: Ediciones Trea, S. L. 2005. 337 p.

DAHLBERG, I. Knowledge organization: a new science? Knowledge Organization, v. 33, n. 4, p. 11-19, 2006.

DAHLBERG, I. Knowledge organization: its scope and possibilities. Knowledge Organization, 20(4), 211-222, 1993.

DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Ciência da Informação, v.7, n. 2, p.  101-107, 1978.

DAHLBERG, I. Teoria da classificação ontem e hoje. Disponível em <http://www.conexaorio.com/biti/dahlbergteoria/dahlberg_teoria.htm>. Acesso em 21 set 2011.

ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997. 282 p.

EDOLS, L. Taxonomies are what? Free Pint, Reino Unido, n.97, out. 2001. Disponível em:http://www.freepint.com/issues/041001.htm#eature, Acesso em: out. 2008.

GOMES, H.F. A interligação entre comunicação e informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.11, n.3, jun, 2010.

GUINCHAT, C.; MENOU, M. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. 2ª edição revista e ampliada. Brasília: IBICT, 1994.

HJøRLAND, B. What is knowledge organization (KO)? Last edited: 19-05-2007. Disponível em <http://www.iva.dk/bh/lifeboat_ko/CONCEPTS/knowledge_organization.htm>. Acesso em 14 set 2011.

HJøRLAND, B. Discussion of Dahlberg's theory of concepts and knowledge organization (KO). Last edited: 26-02-2007. Disponível em <http://www.iva.dk/bh/lifeboat_ko/CONCEPTS/discussion_of_dahlberg.htm>. Acesso em 14 set 2011.

JACKSON , S. Organizational culture and information systems adoption: a three-perspective approach information and organization, v. 21, n. 2, April, 2011, Pages 57-83.

KOBASHI, N. Y. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.8, n.6, dez, 2007.

MENDONÇA, E. S. A linguística e a ciência da informação: estudos de uma interseção. Ciência da Informação, vol.29, n.3, Brasília, Set/Dez, 2000.

PEIRCE, C. S.Semiótica. 4 ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PIGNATARI, D. Semiótica e literatura. 6ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

PIDCOCK, W. What are the differences between a vocabulary, a taxonomy, a thesaurus, an ontology, and a meta-model? Disponível em:<http://infogrid.org/wiki/Reference/PidcockArticle> Acesso em: fevereiro 2010.

POMBO, O. Da classificação dos seres à classificação dos saberes. Portal da Universidade de Lisboa. Disponível em <http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/resources/opombo-classificacao.pdf>. Acesso em 21 set 2011

Portal da Profa. Hagar Espanha Gomes. Disponível em <http://www.conexaorio.com/biti/index.htm>. Acesso em 21 set 2011.

ROBREDO, J. Documentação de hoje e de amanhã. 4ª edição revista e ampliada. Brasília : Edição de autor, 2005.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. 120 p. (Coleção Primeiros Passos).

SOWA, J. F. Conceptual structures: information processing in mind and machine. Massachussetts: Addison-Wesley, 1984. 435p.

SVENONIUS, E. The intellectual foundations of information organization. Cambridge: The MIT Press, 2000.

TAYLOR, A. G; JOURDREY, D.N. The organization of the information. 3.ed. Westport: Libraries Unlimited, 2008.

VICKERY, B. C. Knowledge representation: a brief review. Journal of Documentation. v. 24, n. 3, p.145-159, 1986.

VICKERY, B. A note on knowledge organization. Disponível em: <http://www.iva.dk/bh/lifeboat_ko/CONCEPTS/Vickery_a_note_on_knowledge_organisation.htm>. Acesso em 14 set 2011.

W3C. Simple Knowledge Organization System (SKOS). 2004. Disponível em: <http://www.w3.org/2004/02/skos/intro>Acesso em: março 2010.

ZENG, M.L. Knowledge Organization Systems (KOS). Knowledge Organization, v.35, n. 2-3, p. 160-183, 2008.

 

RECURSOS

Implementação de Tesauros: MultiTes Thesaurus Software 
Rica em recursos, gera relatórios, implementa conceitos  de um Tesauro (TG, TE, USE, BT, NT, RT).
Paga, mas pode fazer um download da versão Trial (funciona somente por 30 dias).

Protégé. Software livre muito utilizado na criação de ontologias:  http://protege.stanford.edu/