Seminário em Organização da Informação: Gestão do Conhecimento

PLANO DE ENSINO

Código: 382761

Período: 

Portal da Disciplina: http://lillianalvares.fci.unb.br/

Ementa: Disciplina de conteúdo variável, relacionado à linha de pesquisa Organização da Informação, cujo objetivo é permitir a discussão dos temas relacionados à linha, especialmente dos temas de pesquisa e interesses específicos dos alunos.


Objetivos

Apresentar uma visão detalhada da Gestão do Conhecimento na sua interface com a Ciência da Informação.

Apresentar conceitos e fundamentação teórica da gestão do conhecimento, dando a conhecer as abordagens, modelos referenciais, recursos, métodos, técnicas e ferramentas mais adequadas, em uma visão integrada do contexto organizacional, capaz de obter melhor posicionamento na sociedade da informação.

Dar a conhecer a dimensão aplicada da gestão do conhecimento estratégico: modelos e formatos, instrumentos e produtos resultantes.

Saber identificar a infraestrutura necessária capaz de auxiliar na organização da Gestão do Conhecimento nas organizações.

Mostrar a Gestão do Conhecimento como atividade especializada, capaz de transformar os profissionais de informação em estrategistas e empreendedores.

Discutir as dimensões do conhecimento individual e do conhecimento organizacional, em diferentes níveis de complexidade.

Dar a conhecer a dimensão social e política da gestão do conhecimento: atuação profissional, ética, contextos.

Subsidiar a compreensão dos alunos de pós-graduação em Ciência da Informação sobre a importância do entendimento e da aquisição das competências necessárias ao trato da informação estratégica nas organizações por meio da Gestão do Conhecimento

 

Procedimentos de Ensino: O curso está dividido em quatro módulos de ensino. Cada módulo é composto da análise e discussão de artigo científico, redigido em português, inglês ou espanhol, por pesquisadores consagrados nas áreas referentes ao conteúdo, previamente disponibilizado no portal da disciplina. A discussão de cada texto será conduzida por um grupo de alunos, a reação ficará sob a responsabilidade de outro grupo e os demais alunos são provocados a participar.

Procedimento de Avaliação: Média das Notas de Condução de Discussões (máximo 10 pontos) + Média das Notas de Reação às Discussões (máximo 6 pontos) + Média das Notas de Participação nas Discussões (máximo 2 pontos/evento) / 4 + Nota do Professor de Assiduidade e Pontualidade (máximo 1 ponto). É desejável a submissão de artigo científico com conteúdos relativos à disciplina.

 

Conteúdo Programático

Parte 1 | Ciência da Informação

PINHEIRO, L. V. R.; LOUREIRO, J. M. M. Traçados e limites da ciência da informação. Ciência da Informação, v. 24, n. 1, p. 42-53, 1995.

BORKO, H. Information science: what is it? American documentation, v. 19, n.1, p. 3-5, 1968.

SARACEVIC, T. Interdisciplinary nature of Information Science. Ciência da Informação, v. 24, n. 1, p. 36-41, 1995.

Parte 2 | Gestão do Conhecimento: Interfaces

PRUSAK, L. Where did knowledge management come from? IBM Systems Journal, v. 40, n. 4, p. 1002-1007, 2001

QUINTAS, P.; LEFRERE, P.; JONES, G. Knowledge management: a strategic agenda. Long Range Planning, v. 30, n.3, p. 385-391, 1997.

SCHULTZE, U.; STABELL, C. Knowing what you don’t know? Discourses and contradictions in knowledge, Journal of Management Studies, v. 41, n. 4, p. 549-573, 2004

Parte 3 | Gestão do Conhecimento: Fundamentos

CHOO, C.W.; BONTIS, N. Knowledge, intellectual capital, and strategy: themes and tensions.  IN: CHOO, C.W.; BONTIS, N. (Org.). The strategic management of intellectual capital and organizational knowledge. New York: Oxford University Press, 2002.

GRANT, K. A.  Tacit knowledge revisited: we can still learn from Polanyi. The Electronic Journal of Knowledge Management, v. 5, n. 2, p. 173 – 180, 2007.

WIIG, K. M.  Integrating intellectual capital and knowledge management . Long Range Planning, v. 30, n. 3, p. 399-405, 1997

Parte 4 | Gestão do Conhecimento: Estruturas e Competências

EVANS, M.M.; DALKIR, K.; BIDIAN, C. A holistic view of the knowledge life cycle: the Knowledge Management Cycle (KMC) model. The Electronic Journal of Knowledge Management, v. 12, n. 2, p. 85-97, 2014.

ALAVI, M.; E. LEIDNER, D.E.Review: knowledge management and knowledge management systems: conceptual foundations and research issues. MIS Quartely, v. 25, n.1, p. 107-136, 2001. 

KULKARNI, U. R.; RAVINDRAN, S.; FREEZE, R. A knowledge management success model: theoretical development and empirical validation. Journal of Management Information Systems, v. 23, n. 3, p. 309-347, 2007.

 

Referências

ALAVI, M.; E. LEIDNER, D.E.Review: knowledge management and knowledge management systems: conceptual foundations and research issues. MIS Quartely, v. 25, n.1, p. 107-136, 2001. OU BLOODGOOD, J.M.; SALISBURY, D. Understanding the influence of organizational change strategies on information technology and knowledge management strategies. Decision Support Systems, v. 31, p. 55–6956, 2001.

BORKO, H. Information science: what is it? American documentation, v. 19, n.1, p. 3-5, 1968.

CHOO, C.W.; BONTIS, N. Knowledge, intellectual capital, and strategy: themes and tensions.  IN: CHOO, C.W.; BONTIS, N. (Org.). The strategic management of intellectual capital and organizational knowledge. New York: Oxford University Press, 2002.

EVANS, M.M.; DALKIR, K.; BIDIAN, C. A holistic view of the knowledge life cycle: the Knowledge Management Cycle (KMC) model. The Electronic Journal of Knowledge Management, v. 12, n. 2, p. 85-97, 2014.

GRANT, K. A.  Tacit knowledge revisited: we can still learn from Polanyi. The Electronic Journal of Knowledge Management, v. 5, n. 2, p. 173 – 180, 2007.

KULKARNI, U. R.; RAVINDRAN, S.; FREEZE, R. A knowledge management success model: theoretical development and empirical validation. Journal of Management Information Systems, v. 23, n. 3, p. 309-347, 2007.

PINHEIRO, L. V. R.; LOUREIRO, J. M. M. Traçados e limites da ciência da informação. Ciência da Informação, v. 24, n. 1, p. 42-53, 1995.

PRUSAK, L. Where did knowledge management come from? IBM Systems Journal, v. 40, n. 4, p. 1002-1007, 2001.

QUINTAS, P.; LEFRERE, P.; JONES, G. Knowledge management: a strategic agenda. Long Range Planning, v. 30, n.3, p. 385-391, 1997.

SARACEVIC, T. Interdisciplinary nature of Information Science. Ciência da Informação, v. 24, n. 1, p. 36-41, 1995.

SCHULTZE, U.; STABELL, C. Knowing what you don’t know? Discourses and contradictions in knowledge, Journal of Management Studies, v. 41, n. 4, p. 549-573, 2004.

WIIG, K. M.  Integrating intellectual capital and knowledge management . Long Range Planning, v. 30, n. 3, p. 399-405, 1997.

 

Trabalhos Apresentados

Relativo à Traçados e limites da ciência da informação

Relativo à Information science: what is it?

Relativo à Interdisciplinary nature of Information Science

Documentos Compartlhados

Relativo à Where did knowledge management come from?

Slides de aula

Relativo à Knowledge management: a strategic agenda

The Backwards Brain Bicycle

Entrevista com Paul Quintas

Slides de aula

Relativo à Knowledge, intellectual capital, and strategy: themes and tensions

Slides de aula

 Relativo à  Integrating intellectual capital and knowledge management

Slides de aula

 Relativo à Review: knowledge management and knowledge management systems: conceptual foundations and research issues

Slides de aula