Organização do Trabalho Intelectual

PLANO DE ENSINO | PERÍODO 1 2022

Docentes: Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares e Shirley Carvalhedo Franco
Código: FCI0048 | Turma: T01 | Horário:  6N1234
Portal da Disciplina: Plataforma Teams e http://lillianalvares.fci.unb.br/trabalho-intelectual

EMENTA

O problema do conhecimento em geral. Lógica e método da ciência. Racionalidade e objetividade da ciência. Desenvolvimento das ciências no ocidente. O método de estudo eficiente. O trabalho científico. Fichamentos, recensões e resumos. Relatório de pesquisa. A monografia. Fontes bibliográficas. Crítica bibliográfica. A documentação. Crítica da documentação. Seleção de apuração do material. Redação. A linguagem científica.

OBJETIVOS

  • Aprimorar a organização do tempo e o planejamento de atividades relacionadas ao trabalho acadêmico.
  • Melhorar habilidades de leitura, análise e síntese.
  • Apurar a compreensão da estrutura de textos científicos.
  • Avançar na competência para elaboração de projeto de pesquisa científica.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

O curso está dividido em 3 módulos de ensino, que serão ministrados de forma presencial e finalizados com uma aula de síntese, discussão e dúvidas. Em todos os encontros o primeiro horário será de aula teórica e o segundo horário de aula prática. Todos os materiais da disciplina estarão disponíveis na Plataforma Teams, para onde os resumos para avaliação deverão ser enviados. As informações da disciplina estarão disponíveis também no portal <http://lillianalvares.fci.unb.br/trabalho-intelectual>.

Observações:

  1. A entrega dos resumos é obrigatória.
  2. Os endereços eletrônicos <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> e <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> estarão disponíveis para os alunos sempre que necessário para orientações e esclarecimentos.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada nos resumos entregues dos módulos 1, 2 e 3 e nas práticas em sala de aula, dessas últimas, apenas as três maiores notas de cada módulo serão consideradas. Cada resumo e cada prática valem no máximo 10 pontos. A nota final será  o resultado da equação:

[(Somatório das práticas em sala de aula / 3) + (Somatório das notas dos resumos / 3) + Participação] /3

O resumo deve conter duas páginas completas no mínimo e quatro páginas no máximo,  (incluindo nome e matrícula do aluno, figuras e referências, não sendo necessário cabeçalho) com a síntese do conteúdo do módulo, em tamanho A4, orientação retrato, todas as margens de 2 cm, fonte calibri, corpo 12, espaçamento 1,15 e espaçamento entre parágrafos de 6 pt.

CONTEÚDO DE AULAS

MÓDULO 1. PROPEDÊUTICA DO TRABALHO INTELECTUAL
Aula 1.1 A Organização do Trabalho Intelectual
Aula 1.2 A Vida Intelectual
Aula 1.3 Conselhos, Regras e Sugestões à Efetividade do Trabalho Intelectual

MÓDULO 2. ALGUNS ASPECTOS DA VIDA ACADÊMICA
Aula 2.1 A Pesquisa Científica: Ontologia, Epistemologia, Metodologia e Métodos
Aula 2.2 O Texto Científico: Retórica e Tipologia
Aula 2.3 Revisão de Literatura: Narrativa, Integrativa e Sistemática

MÓDULO 3. SUPORTE AO TRABALHO CIENTÍFICO
Aula 3.1 Normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos
Aula 3.2 Principais padrões de referências e suporte tecnológico: ABNT, APA via Mendeley
Aula 3.3 Google Scholar via Publish or Perish
Aula 3.4 Algumas Base de Dados Científicas de Acesso Livre e Restrito
Aula 3.5 Acesso aos periódicos disponibilizados pela Capes 

 REFERÊNCIAS

CHIBENI, Silvio Seno. O texto acadêmico. Via Moderna, 2010.

GARCIA, Rodrigo-Moreira. Google Scholar como ferramenta de análise bibliométrica em bibliotecas acadêmicas: um estudo preliminar. 2014.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GUITTON, Jean. O trabalho intelectual: conselhos para os que estudam e para os que escrevem. Campinas: Kírion, 2018.

HELFER, Inácio; HAAS, Helga; AGNES, Clarice. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2019.

MARIANO, Ari Melo; ROCHA, Maíra Santos. Revisão da literatura: apresentação de uma abordagem integradora. In: AEDEM International Conference. 2017. p. 427-442.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. Aspectos retóricos do texto científico. São Carlos: Grupo de pesquisa em ensino de química, 2010.

SERTILLANGES, Antonin-Gilbert. A vida intelectual: seu espírito, suas condições, seus métodos. É Realizações Editora Livraria e Distribuidora LTDA, 2016.

ZANDONADE, Tarcísio. A organização do trabalho intelectual: um reencontro com alguns clássicos. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v.19, n. 2, p. 245-251, 1995