Conservação e Restauração de Documentos
PLANO DE ENSINO
Código: 182770
Portal da Disciplina: http://lillianalvares.fci.unb.br/
Ementa: A importância de um planejamento de preservação envolvendo os documentos em papel e os eletrônicos, os registros sonoros e as fotografias; recomendações para construção de edifícios de arquivo; os fatores intrínsecos e extrínsecos de degradação dos documentos; os planos de prevenção de desastres e técnicas de restauração.
Objetivos
-
Subsidiar a compreensão dos alunos sobre a preservação do conhecimento, garantindo o direito universal de toda sociedade de acesso às informações contidas nos documentos de arquivo.
-
Discutir a dimensão social e política da conservação dos arquivos como patrimônio nacional, guardiões da memória institucional e coletiva.
-
Introduzir o conceito de preservação digital, com vistas a entrever políticas de garantia de acesso em longo prazo, que superem as mudanças tecnológicas, a fragilidade dos suportes e a evolução das rotinas laborais.
-
Apresentar conceitos e fundamentação teórica sobre preservação, conservação e restauração de documentos de arquivo.
-
Apresentar suportes documentais e as composições mais comuns em acervos arquivísticos.
-
Revelar a presença dos agentes de degradação e a atenção necessária à prevenção e ao combate.
-
Apresentar uma visão ampla para elaboração e execução de programas de conservação e de planos emergenciais.
-
Dar a conhecer as necessidades com edificações.
Procedimentos de Ensino
O curso está dividido em 5 módulos de ensino. Para cada módulo, aulas expositivas, seguidas de um trabalho em grupo (para grupos de aproximadamente 5 alunos) e uma aula prática, que consiste em uma apresentação dos resultados do trabalho em grupo. Para finalizar o conteúdo modular, um trabalho individual manuscrito de três páginas no mínimo em papel de tamanho A-4 contendo a síntese do conteúdo aprendido.
À propósito do trabalho manuscrito, veja o link ¿Ejercitas Tu Cerebro? 5 Motivos Para No Dejar Nunca De Escribir A Mano.
Procedimento de Avaliação
(Média das Notas dos Trabalhos Individuais + Média das Notas de Participação em Grupo +
Nota do Professor) / 3
Detalhamento:
4 Notas de Trabalhos Individuais (serão consideradas as 3 maiores)
4 Notas de Participação em Grupo = 4 Trabalhos em Grupo + 4 Aulas Prática (serão consideradas as 3 maiores)
1 Nota do Professor
Conteúdo Programático
Primeira Parte | Aspectos Gerais da Conservação
Aula 1.1 | Preservação do conhecimento
Aula 1.2 | Suportes de Registros do Conhecimento
Aula 1.3 | Degradação dos Suportes do Conhecimento
Aula 1.4 | Conservação de Acervos Documentais em Papel
Filme: Como eram feitos os manuscritos medievais
Segunda Parte | O Papel
Aula 2.2 | Suportes de escrita
Aula 2.5 | Emergência com Pragas
Aula 2.6 | Obras Raras, por Raphael Greenhalgh
Filme: Controle Integrado de Insetos em Bibliotecas e Arquivos, 13 minutos
Terceira Parte | Outros Materiais e Preservação Digital
Aula 3.2 | Fotografia, por Ricardo Rodrigues
Aula 3.5 | Preservação Digital
Filme: História da Fotografia, 46 minutos
Filme: Into the Future, 33 minutos
Quarta Parte | Planejamento para Preservação e Segurança
Aula 4.1 | Elementos Essenciais para Instalações Arquivísticas
Aula 4.2 | Planejamento para preservação
Filme: Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 14 minutos
Referências
ABREU, Ana Lúcia de. Acondicionamento e guarda de acervos fotográficos. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2000. (Série Documentos Técnicos, 5).
ANDRADE, Ana Célia N. Microfilme: passado, presente e futuro da preservação documental. Registro: Revista do Arquivo Público Municipal de Indaiatuba, v. 3, n. 3, p. 51-60, 2004.
BECK, Ingrid. Manual de conservação de documentos. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça/Arquivo Nacional, 1985.
BECK, Ingrid. O projeto conservação preventiva em bibliotecas e arquivos e a formação de profissionais em conservação no Brasil: necessidades e perspectivas. In: Cadernos do CEOM - Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, Ano 18, n. 22, dez. 2005, p. 257-264.
BERTOLETTI, Esther Caldas. Como fazer programas de reprodução de documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial do Estado, 2002. (Projeto Como Fazer, 7).
BOITO, Camillo. Os restauradores. 2ª ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2003. (Artes & Ofícios, 3).
BRANDI,Cesare. Teoria da restauração. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2004. (Artes & Ofícios, 5).
BURGI, Sérgio. Introdução à preservação e conservação de acervos fotográficos; técnicas, métodos e materiais. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1988.
CABRAL, Maria Luísa. Amanhã é sempre longe demais; crônicas de preservação e conservação. Lisboa: Gabinete de Estudos, 2002. (Estudos a & b. Teoria, 2).
CABRAL, Maria Luísa. A reformatação numa encruzilhada de alternativas. In: Cadernos do CEOM - Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, Ano 18, n. 22, dez. 2005, p. 191-211.
CASSARES, Norma C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, 2002. (Coleção Como Fazer, 5).
FIGUEIRA, Nisiclér M. Videocassete: a história em cores; fácil produção difícil conservação. Acervo, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1-2, p. 97-106, 1994.
FUNARI, Pedro Paulo de Abreu. Gestão, preservação e acesso a documentos digitais: patrimônio cultural e diversidade. In: Cadernos do CEOM - Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, Ano 18, n. 22, dez. 2005, p. 214-230.
GÜTHS, Saulo. Monitoramento e controle térmico para preservação de acervos. Registro: Revista do Arquivo Público Municipal de Indaiatuba, v. 3, n. 3, p. 61-70, 2004.
HENDRICKS, Klaus B. Armazenagem e manuseio de materiais fotográficos. Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica, n. 4, p. 1-15, Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
HOLLÓS, Adriana Cox. A preservação de filmes no Arquivo Nacional. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 103-110, 2003.
LOPES, Luis F., MONTE, Antônio C. A qualidade dos suportes no armazenamento de informações. Florianópolis: VisualBooks, 2004.
LUCCAS, Lucy; SERIPIERRE, Dione. Conservar para não restaurar; uma proposta para preservação de documentos em bibliotecas. Brasília: Thesaurus, 1995.
MANINI, Miriam P. História do papel, 2002. (Mimeo).
MANINI, Miriam P. O futuro do passado: acervos fotográficos tradicionais + acervos fotográficos eletrônicos. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 12, p. 55-61, 2004.
MANINI, Miriam P. A tradição e os novos desafios para a conservação/preservação das informações arquivísticas. In: Cadernos do CEOM - Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, Ano 18, n. 22, dez. 2005, p. 169-175.
MUÑOZ VIÑAS, Salvador. Contemporary theory of conservation.Oxford: Elsevier, 2005.
MUSTARDO, Peter. Preservação de fotografia na era eletrônica. Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica, n. 2, p. 9-12, Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
OLIVEIRA, João Sócrates. Trabalhando com filmes de segurança deteriorados. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 83-94, 2003.
PALETTA, Fátima A. C., YAMASHITA, Marina M. Manual de higienização de livros e documentos encadernados. São Paulo: Hucitec, 2004.
PAVÃO, Luis. Conservação de fotografia - o essencial. Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica, n. 3, p. 7-12, Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
PROGRAMA Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: http://www.cpba.net/
REMÉDIO, Maria A. Controle do ataque de insetos em bibliotecas e arquivos: uma experiência com CO2 e N2. Registro: Revista do Arquivo Público Municipal de Indaiatuba, v. 1, n. 1, p. 66-70, 2002.
RIBEIRO, Fernanda. Gestão da informação/preservação da memória na era pós-custodial: um equilíbrio precário? In: JORGE, Vítor Oliveira (org.). Conservar para quê? Porto/Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, 2005. (Separata).
SANT'ANNA, Marcelo Leone. Os desafios da preservação de documentos públicos digitais, in IP, [BH, 2001].
SAUSP. Manual de conservação preventiva de documentos; papel e filme. São Paulo: EDUSP, 2005. (Acadêmica, 63).
SILVA, Sérgio C. de Albite. A preservação da informação. In: Cadernos do CEOM - Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, Ano 18, n. 22, dez. 2005, p. 177-190.
SPINELLI Jr., Jayme. Introdução à conservação de acervos bibliográficos; experiência da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1995. (Pesquisa e Prática, 1).
SPINELLI Jr., Jayme. A conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1997.
THOMAZ, Kátia P., SOARES, Antônio J. A preservação digital e o modelo de referência Open ArchivalInformation System (OAIS), in DataGramaZero, Revista de Ciência da Informação, v. 5, n. 1, fev./2004.
UNESCO. Recomendações sobre a salvaguarda e a conservação das imagens em movimento. Paris: UNESCO, 1980.
VIOLET-LE-DUC, Eugène E. Restauração. Cotia: Ateliê Editorial, 2000. (Artes & Ofícios, 1).
ZÚÑIGA, Solange Sette G. de. A importância de um programa de preservação em arquivos públicos e privados. Registro: Revista do Arquivo Público Municipal de Indaiatuba, Indaiatuba, Ano 1, v. 1, n. 1, p. 71-89, 2002.
ZÚÑIGA, Solange. Políticas públicas, vontade política e conscientização dos níveis decisórios para preservação. In: Cadernos do CEOM - Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, Ano 18, n. 22, dez. 2005, p. 231-255.
Referências Adicionais
AAM.Caring for collections: strategies for conservation, maintenance and documentation.Washington: AAM, 1984.
AGORA. Revista da Associação de Amigos do Arquivo Público de Santa Catarina, s. n. Florianópolis: 1991.
ARAÚJO, Jorge. Recomendações básicas para projetos de edifícios de arquivos. Acervo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 137-251, jul.-dez. 1986.
ARQUIVO Nacional. A conservação de documentos em diferentes suportes: recomendações básicas. Rio de Janeiro, 1986.
CAMARGO, Ana Maria A. Conservação: os novos arquivos e a formação dos arquivistas. Arquivo: Boletim Histórico e Informativo, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 7-9, 1989.
CARVAJAL GOROSÁBEL, Anunciada Colón de (coord.). Manual de planificación y prevención de desastres enarchivos y bibliotecas. Madrid: Fundación Histórica Tavera/Fundación Mapfre, 2000.
REIS, Solange B. C. Preservação de acervos documentais. Centro de Memória da Eletricidade do Brasil. Rio de Janeiro: CMEB, 1990.
COMISSÃO de Patrimônio Cultural. Conservação e restauro: recomendações e projetos em andamento na Universidade de São Paulo. São Paulo: CPC/USP, 1997.
FEIJÓ, Virgílio de Mello. Documentação e arquivos: arquivos escolares. Porto Alegre: SAGRA, 1988.
FREITAS, Adelma Maria et al. Conservação e restauração de encadernação de obras em suporte papel. Brasília: DIN, 1988.
GONÇALVES, Yacy Ara F. Conservação preventiva. Apostila do XII Curso de Especialização em Organização de Arquivos. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros/Escola de Comunicações e Artes, 1998.
GONZÁLEZ GARCÍA, Pedro. Los documentos ennuevossoportes. Boletim do Arquivo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 19-37, 1992.
HEREDIA HERRERA, Antonia. El disco óptico y losarchivos. Boletim do Arquivo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 39-42, 1992.
INDOLFO, Ana Celeste, CAMPOS, Ana M. V. C. et al. Gestão de documentos: conceitos e procedimentos básicos. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça/Arquivo Nacional, 1993. (Publicações Técnicas, 47).
KATHPALIA, Yash Pat. Conservation et restauration des documents d'archives. Paris: UNESCO, 1973.
MARTINS, Jeferson Antonio, SOARES, Talita A. T. Manual de conservação e restauração. Florianópolis: Associação dos Amigos do Arquivo Público de Santa Catarina, 1991.
MELO, Leandro Lopes P. de.; MOLINARI, Lílian P. Higienização de documentos com suporte em papel. São Paulo: Fundação patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, 2002. (Série Documenta, 1).
MOTTA, Edson, SALGADO, Maria Luíza G. O papel: problemas de conservação e restauração de documentos. Petrópolis: Museu de Armas Ferreira da Cunha, 1971.
MUNDEN, Ken. In memorianof William J. Barrow. The American Archivist, Baltimore, v. 30, n. 4, p. 635-637, 1967.
PAVÃO, Luis. Conservação de coleccções de fotografias. Lisboa: Dinalivro, 1997.
PEROTA, Maria Luiza L. R. (org., comp.) Multimeios; seleção, aquisição, processamento, armazenagem, empréstimo. 4ª ed. Vitória: EDUFES, 1997.
RONDINELLI, Rosely C. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
SANTOS, Vanderlei B. Gestão de documentos eletrônicos; uma visão arquivística. Brasília: ABARQ, 2002.
SEIBERT, Ann. Recomendações para preservação e manutenção de acervos em suporte de papel. Boletim do Arquivo, São Paulo, v. 2, n. 1/2, p. 19-26, 1993.
STREINGHER, Ademar. Aspectos legais da documentação em meios micrográficos, magnéticos e ópticos. 2ª edição. São Paulo: Universidade Ibirapuera, 1996.
SUPERIOR Tribunal de Justiça. Noções sobre conservação de livros e documentos. Brasília: STJ, 1997.
Filmes
150 anos de fotografia. S. l., s. d. (VHS)
ANDRADE, Maria de. A restauração digital de Macunaíma. Rio de Janeiro: Filmes do Serro, 2006. (15', DVD).
CONSERVAÇÃO e restauração em instituições cariocas. Rio de Janeiro, s. d. (VHS)
CONSERVAÇÃO preventiva em bibliotecas e arquivos. Rio de Janeiro, s. d. (VHS)
DINÂMICA e métodos de restauração e conservação. S. l., s. d. (VHS)
GLOBO CIÊNCIA. Ciência da restauração. Rio de Janeiro, s. d. (VHS)
GLOBO CIÊNCIA. Papel do papel. Rio de Janeiro, [1986]. (VHS).
HORTA, João Carlos. Negativos de vidro: conservação. Rio de Janeiro: Centro de Conservação e Preservação Fotográfica, 1993. (18', NTSC, VHS e DVD).
LUSTOSA, Vitor. Conservação preventiva em bibliotecas e arquivos. Rio de Janeiro: 350 Produções, 1997. (14', NTSC, VHS e DVD).
LUSTOSA, Vitor. Controle integrado de insetos em bibliotecas e arquivos. Rio de Janeiro: 350 Produções, 1997. (12', NTSC, VHS e DVD).
PARENTE, José Inácio. Rio de memórias. Brasil, 1987. (33', P&B, VHS e DVD).
QUANDO um rio lava a alma. S. l.: Eletrobrás/SEBRAE, Brasil Telecom, 2002. (VHS)
SANDERS, Terry. Fogo lento: da preservação do registro humano. EUA: Comission on Preservation and Access, 1997. (34', NTSC, VHS e DVD).
SANDERS, Terry. Intothe future: a preservação do conhecimento na era eletrônica. EUA: American Film Foundation, 1997. (33', NTSC, VHS e DVD).
SCALEANTE, Vivian et. al. 3 X 4: retratos da vida à margem de um rio. Campinas: Projeto Anhumas/Museu da Imagem e do Som, 2007. ([10'], DVD).
SEMINÁRIO gestão e preservação de documentos digitais. Vol. 1. Brasília: CEFOR/STJ, 2007. (DVD)
SEMINÁRIO gestão e preservação de documentos digitais. Vol. 2. Brasília: CEFOR/STJ, 2007. (DVD)
TRUFFAUT, François. Fahrenheit 451. Inglaterra, 1966. (111', DVD).
Sítios de Interesse
American Institute Conservation | http://www.palimpsest.stanford.edu/aic
American Library Association | http://www.ala.org
Amigos do Livro | http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=2613
Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores | http://www.abracor.com.br/novosite/
Canadian Conservation Institute | http://www.cci-icc.gc.ca/
Projeto de Conservação Preventiva em bibliotecas e arquivos | http://www.cecor.eba.ufmg.br/cpba
Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos | http://www.cpba.net/
Fundação CaloustreGulbenkian | http://www.gulbenkian.pt/
Fundação Ricardo Espírito Santo | http://www.fress.pt
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | http://www.iphan.org.br
Northest Document Conservation Center | http://www.nedcc.org
Sistema Integrado de Biblioteca da USP | http://www.usp.br/sibi
The American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works | http://aic.stanford.edu/
The Commission on Preservation & Access | http://www-cpa.stanfor.edu/cpa.html
The Library of Congress preservation | http://www.loc.gov/preserv/
Unesco - Communication, Information, and Informatics Sector | http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-
Referências Complementares
JORENTE, M.J.V. Evolução. Apresentação em PDF. Marília: UNESP, 2018