Análise da Informação
PLANO DE ENSINO
Código: 182401
Portal da Disciplina: http://lillianalvares.fci.unb.br/
Ementa: Conceituação, fundamentação teórica, objeto e função da análise da informação. Contextualidade da informação no ciclo documentário. Subsídios interdisciplinares para a análise da informação: Lingüística, Semântica, Semiótica. Terminologia e Lógica. Métodos e técnicas da análise da informação. Métodos e técnicas de análise, síntese e representação da informação. O resumo documentário e a indexação.
Conteúdo Programático
1a. Parte - Conceituação e Fundamentação Teórica
1.2 Informação em diferentes contextos
2a. Parte - Subsídios Interdisciplinares
3a. Parte - Métodos, Técnicas e Teorias
4a. Parte - Representação da informação
5a. Parte - Prática de Análise da Informação
Objetivos
Apresentar os diferentes conceitos e acepções de informação e situar a informação como objeto de análise no âmbito do ciclo documentário.
Facilitar a compreensão da análise da informação como atividade especializada e voltada para conteúdos temáticos com os subsídios interdisciplinares e com uso de métodos e técnicas diversas.
Subsidiar a compreensão dos alunos sobre a importância da análise da informação para a organização do conhecimento.
Procedimentos de Ensino
O curso está dividido em 4 módulos de ensino. Para cada módulo, aulas expositivas, seguidas de um trabalho em grupo (para grupos de aproximadamente 5 alunos) e uma aula prática, que consiste em uma apresentação dos resultados do trabalho em grupo. Para finalizar o conteúdo modular, um trabalho individual manuscrito de três páginas no mínimo contendo a síntese do conteúdo aprendido. O módulo 5 compreende a finalização e a apresentação do trabalho final de disciplina, solicitado ao final do segundo módulo. O formato de apresentação desse último trabalho é de 15 páginas no mínimo, 20 páginas no máximo, em tamanho A4, margens 2,5 cm, fonte arial, corpo 12, espaçamento 1,15 e espaçamento entre parágrafos de 6 pt.
Procedimento de Avaliação
Média das Notas dos Trabalhos Individuais + Média das Notas de Participação + Nota do Trabalho em Grupo + Nota do Professor/4
Detalhamento:
4 Notas de Trabalhos Individuais
8 Notas de Participação
1 Nota de Trabalho em Grupo
1 Nota do Professor
Referência Básica
GUINCHAT, Claire & MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. 2ª edição revista e ampliada. Brasília: IBICT, 1994.
Referências Complementares
AQUINO, Idalécio J.; CARLAN, Eliana; BRASCHER, Marisa B. Princípios classificatórios para a construção de taxonomias. Ponto de Acesso, v. 3, n. 3, p. 196-215, dez. 2009.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Ciência da informação como campo integrador para as áreas de biblioteconomia, arquivologia e museologia. Informação e Informação, v.15, n.1, p. 173-189, jan/jun, 2010.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Ciência da Informação, v.7, n. 2, p. 101-107, 1978.
GOMES, Henriette Ferreira. A interligação entre comunicação e informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.11, n.3, jun, 2010.
KOBASHI, Nair Yumiko. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.8, n.6, dez, 2007.
LARA, Marílda Lopes Gínez de. Algumas contribuições da semiologia e da semiótica para a análise das Linguagens documentárias. Ciência da Informação, v. 22, n. 3, p. 223-226, set./dez. 1993.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996.
MENDONÇA, Ercília Severina. A lingüística e a ciência da informação: estudos de uma interseção. Ciência da Informação, vol.29, n.3, Brasília, Set/Dez, 2000.
ROBREDO, Jaime. Documentação de hoje e de amanhã. 4ª edição revista e ampliada. Brasília : Edição de autor, 2005.