Análise da Informação

PLANO DE ENSINO

Código: 182401

Portal da Disciplina: http://lillianalvares.fci.unb.br/

Ementa: Conceituação, fundamentação teórica, objeto e função da análise da informação. Contextualidade da informação no ciclo documentário. Subsídios interdisciplinares para a análise da informação: Lingüística, Semântica, Semiótica. Terminologia e Lógica. Métodos e técnicas da análise da informação. Métodos e técnicas de análise, síntese e representação da informação. O resumo documentário e a indexação.

Conteúdo Programático

1a. Parte - Conceituação e Fundamentação Teórica 

1.1  Conceito e fundamentos

1.2  Informação em diferentes contextos

 

 2a. Parte - Subsídios Interdisciplinares

2.1 Linguística

2.2 Semântica

2.3 Semiótica

2.4 Terminologia

2.5 Análise de Conteúdo

 

 3a. Parte - Métodos, Técnicas e Teorias

3.1  Linguagens Documentárias

3.2  Classificação

3.3  Taxonomias

3.4  Ontologias

3.5  Tesauro

3.6  Teoria do Conceito

 

 4a. Parte - Representação da  informação

4.1  Indexação

4.2  Recuperação

4.3  Resumos

4.4  Visualização

 

5a. Parte - Prática de Análise da Informação

 

Objetivos

Apresentar os diferentes conceitos e acepções de informação e situar a informação como objeto de análise no âmbito do ciclo documentário.

Facilitar a compreensão da análise da informação como atividade especializada e voltada para conteúdos temáticos com os subsídios interdisciplinares e com uso de métodos e técnicas diversas.

Subsidiar a compreensão dos alunos sobre a importância da análise da informação para a organização do conhecimento.

 

Procedimentos de Ensino

O curso está dividido em 4 módulos de ensino. Para cada módulo, aulas expositivas, seguidas de um trabalho em grupo (para grupos de aproximadamente 5 alunos) e uma aula prática, que consiste em uma apresentação dos resultados do trabalho em grupo. Para finalizar o conteúdo modular, um trabalho individual manuscrito de três páginas no mínimo contendo a síntese do conteúdo aprendido. O módulo 5 compreende a finalização e a apresentação do trabalho final de disciplina, solicitado ao final do segundo módulo. O formato de apresentação desse último trabalho é de 15 páginas no mínimo, 20 páginas no máximo, em tamanho A4, margens 2,5 cm, fonte arial, corpo 12, espaçamento 1,15 e espaçamento entre parágrafos de 6 pt.

 

Procedimento de Avaliação

Média das Notas dos Trabalhos Individuais + Média das Notas de Participação + Nota do Trabalho em Grupo + Nota do Professor/4

 

Detalhamento:

4 Notas de Trabalhos Individuais

8 Notas de Participação

1 Nota de Trabalho em Grupo

1 Nota do Professor

 

Referência Básica

GUINCHAT, Claire & MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. 2ª edição revista e ampliada. Brasília: IBICT, 1994.

 

Referências Complementares

AQUINO, Idalécio J.; CARLAN,  Eliana; BRASCHER,  Marisa B. Princípios classificatórios para a construção de taxonomias. Ponto de Acesso, v. 3, n. 3, p. 196-215, dez. 2009.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Ciência da informação como campo integrador para as áreas de biblioteconomia, arquivologia e museologia. Informação e  Informação, v.15, n.1, p. 173-189, jan/jun, 2010.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.

DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Ciência da Informação, v.7, n. 2, p.  101-107, 1978.

GOMES, Henriette Ferreira. A interligação entre comunicação e informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.11, n.3, jun, 2010.

KOBASHI, Nair Yumiko. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.8, n.6, dez, 2007.

LARA, Marílda Lopes Gínez de. Algumas contribuições da semiologia e da semiótica para a análise das Linguagens documentárias. Ciência da Informação, v. 22, n. 3, p. 223-226, set./dez. 1993.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996.

MENDONÇA, Ercília Severina. A lingüística e a ciência da informação: estudos de uma interseção. Ciência da Informação, vol.29, n.3, Brasília, Set/Dez, 2000.

ROBREDO, Jaime. Documentação de hoje e de amanhã. 4ª edição revista e ampliada. Brasília : Edição de autor, 2005.