Seminário em Organização da Informação: Inteligência Organizacional e Competitiva

PLANO DE ENSINO

Código: 382761

Período: 

Portal da Disciplina: http://lillianalvares.fci.unb.br/

Ementa: Disciplina de conteúdo variável, relacionado à linha de pesquisa Organização da Informação, cujo objetivo é permitir a discussão dos temas relacionados à linha, especialmente dos temas de pesquisa e interesses específicos dos alunos.

Ementa Específica: Discussão de questões fundamentais relacionadas à informação estratégica no contexto do dia-a-dia organizacional. Apresenta a informação como ativo organizacional estratégico. Analisar o impacto da inteligência na atividade organizacional, sobretudo em relação às incertezas provenientes do ambiente interno e externo. Discute os construtos relacionados às organizações de aprendizagem. Analisa e diferencia tipologias relativas aos ativos intangíveis organizacionais, em especial à inteligência organizacional".


Objetivos

Apresentar a informação como ativo organizacional estratégico.

Revelar os conceitos de informação estratégica no contexto do dia-a-dia organizacional.

Analisar e diferenciar as tipologias relativas aos ativos intangíveis organizacionais, em especial à inteligência competitiva, inteligência econômica e inteligência militar.

Conhecer a evolução e os conceitos fundamentais da inteligência competitiva.

Analisar os construtos relacionados às organizações de aprendizagem.

Discutir arcabouço necessário à aprendizagem organizacional na contribuição à inteligência organizacional e competitiva.

Analisar o impacto da Inteligência na atividade organizacional, sobretudo em relação às incertezas provenientes do ambiente interno e externo.

Subsidiar a compreensão dos alunos de pós-graduação em ciência da informação sobre a importância do entendimento e da aquisição das competências necessárias ao trato da informação estratégica nas organizações, formando atitudes capazes de auxiliar na transformação do gestor da informação em estrategista e empreendedor.

 

Procedimentos de Ensino: O curso está dividido em quatro módulos de ensino. Cada módulo é composto da análise e discussão de artigo científico, redigido em português, inglês ou espanhol, por pesquisadores consagrados nas áreas referentes ao conteúdo, previamente disponibilizado no portal da disciplina. A discussão de cada texto será conduzida por um grupo de alunos, a reação ficará sob a responsabilidade de outro grupo e os demais alunos são provocados a participar.

Procedimento de Avaliação: Nota da Apresentação (máximo 10 pontos) + Nota do Debate (máximo 6 pontos) + Notas de Participação nas Discussões (máximo 2 pontos/evento) / 4 + Nota do Professor de Assiduidade e Pontualidade (máximo 1 ponto). É desejável a submissão de artigo científico com conteúdos relativos à disciplina.

 

Conteúdo Programático

Parte 1 | Informação estratégica

CALAZANS, Angélica Toffano Seidel. Conceitos e uso da informação organizacional e informação estratégica. Transinformação, v. 18, n.1, p. 63-70, 2006.

FERNÁNDEZ, Esteban; MONTES, José M.; VÁZQUEZ, Camilo J. Typology and strategic analysis of intangible resources: a resource-based approach. Technovation, v. 20, p.81-92, 2000.

WANG, Pien; CHAN, Peng S. Top management perception of strategic information processing in a turbulent environment. Journal of International Information Management, v. 4, n. 1, 1995.

 

Parte 2 | Inteligência Competitiva

PRESCOTT, John E. The evolution of competitive  intelligence:  designing a process for action. Proposal Management, Spring, 1999

WEISS, Arthur. A brief guide to competitive intelligence: how to gather and use information on competitors. Business Information Review, v. 19, n. 2, 2002.

CALOF, Jonathan L.; WRIGHT, Sheila. A practitioner, academic and inter-disciplinary perspective. European Journal of Marketing, v. 42, n. 7/8, p. 717-730, 2008.

 

Parte 3 | Inteligência Organizacional

HUBER, George P. Organizational learning: the contributing processes and the literatures. Organization Science, Special Issue: Organizational Learning: Papers in Honor of (and by) James G. March, v. 2, n. 1, 1991.

CROSSAN, Mary; LANE, Henry W.; WHITE, Rodericke. An organizational learning framework. Academy of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.

BASTEN, Dirk; HAAMANN, Thilo. Approaches for organizational learning. Sage Open, v.1, n. 20, 2018.

 

Parte 4 | Tipologias de Inteligência

HARBULOT, Christian; BAUMARD, Philippe. Perspective historique de l’intelligence economique. Revue Intelligence économique, v.1, n.1, 1997.

JOHNSON, Loch K. (Ed.). Handbook of intelligence studies. 1ª. ed. New York: Routledge, 2007.

THOMSON, Judi; HETZLER, Beth; MacEACHREN, Alan; GAHEGAN, Mark; PAVEL, Misha. A typology for visualizing uncertainty. In: CONFERENCE ON VISUALIZATION AND DATA ANALYSIS, 2005, San Jose. Proceedings [...]. San Jose: The International Society for Optics and Photonics, 2005.

 

 

Referências

BASTEN, Dirk; HAAMANN, Thilo. Approaches for organizational learning. Sage Open, v.1, n. 20, 2018.

CALAZANS, Angélica Toffano Seidel. Conceitos e uso da informação organizacional e informação estratégica. Transinformação, v. 18, n.1, p. 63-70, 2006.

CALOF, Jonathan L.; WRIGHT, Sheila. A practitioner, academic and inter-disciplinary perspective. European Journal of Marketing, v. 42, n. 7/8, p. 717-730, 2008.

CROSSAN, Mary; LANE, Henry W.; WHITE, Rodericke. An organizational learning framework. Academy of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.

FERNÁNDEZ, Esteban; MONTES, José M.; VÁZQUEZ, Camilo J. Typology and strategic analysis of intangible resources: a resource-based approach. Technovation, v. 20, p.81-92, 2000.

HARBULOT, Christian; BAUMARD, Philippe. Perspective historique de l’intelligence economique. Revue Intelligence économique, v.1, n.1, 1997.

HUBER, George P. Organizational learning: the contributing processes and the literatures. Organization Science, Special Issue: Organizational Learning: Papers in Honor of (and by) James G. March, v. 2, n. 1, 1991.

JOHNSON, Loch K. (Ed.). Handbook of intelligence studies. 1ª. ed. New York: Routledge, 2007.

PRESCOTT, John E. The evolution of competitive  intelligence:  designing a process for action. Proposal Management, Spring, 1999

THOMSON, Judi; HETZLER, Beth; MacEACHREN, Alan; GAHEGAN, Mark; PAVEL, Misha. A typology for visualizing uncertainty. In: CONFERENCE ON VISUALIZATION AND DATA ANALYSIS, 2005, San Jose. Proceedings [...]. San Jose: The International Society for Optics and Photonics, 2005.

WANG, Pien; CHAN, Peng S. Top management perception of strategic information processing in a turbulent environment. Journal of International Information Management, v. 4, n. 1, 1995.

WEISS, Arthur. A brief guide to competitive intelligence: how to gather and use information on competitors. Business Information Review, v. 19, n. 2, 2002.

 

Referências Complementares

BORKO, H. Informationscience: whatis it? American Documentation, v. 19, n. 1, 1968. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EdbertoFerneda/k---artigo-01.pdf>. Acessoem: 24 fev. 2016.

GLEICK, J. A informação. São Paulo: Companhia das Letras, 2013

PINHEIRO, L. V. Fronteiras e horizontes da pesquisa em ciência da informação no Brasil. In: ALBAGLI, S. (Org.). Fronteiras da ciência da informação. Brasília, DF: IBICT, 2013. Disponível em:<http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/450/1/Fronteiras%20da%20Ci%C3%AAncia%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2016.

SARACEVIC, T. Interdisciplinary nature of information science. Ci. Inf., Brasília, v. 24, n. 1, p. 36-41, 1995. Disponívelem: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/530/482%3E>. Acesso em: 24 fev. 2016.