Tópicos Especiais em Organização da Informação: Informação em Ciência e Tecnologia
Plano de Ensino
Profa. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares
Código: 382787
Portal da Disciplina:
Ementa: Estudo e discussão de questões fundamentais e gerais da Informação em Ciência e Tecnologia no Brasil a partir do aprofundamento dos produtos e serviços disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.
Conteúdo Programático
1a. Parte - Informação Científica
Aula 1.1- Acesso Aberto à Informação Científica
Aula 1.2 - Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações
Aula 1.3 - Repositórios Institucionais
Aula 1.4 - Bibliografia e Documentação
2a. Parte - Informação Tecnológica
Aula 2.1 - Rede de Núcleos de Informação Tecnológica
Aula 2.2 - Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas
Aula 2.3 - Rede Brasileira de Informação dos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral
Aula 2.4 - Inteligência Econômica
Objetivos
- Apresentar visão ampla do conceito de Informação Científica e de Informação Tecnológica.
- Apresentar a fundamentação teórica e prática dos produtos e serviços disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
- Conhecer as tecnologias de informação e comunicação que estão na base da evolução da informação científica e tecnológica.
- Subsidiar a compreensão dos alunos de pós-graduação em Ciência da Informação sobre a importância das iniciativas voltadas à promoção de arcabouço e de infraestrutura para a ocorrência da informação em ciência e tecnologia.
- Dar a conhecer a dimensão de política de informação científica e tecnológica a partir das iniciativas em curso no país.
- Apresentar a criação, evolução e situação corrente em países selecionados de algumas infraestruturas nacionais de informação em ciência e tecnologia.
Procedimentos de Ensino
O curso está dividido em 2 módulos de ensino. Para cada módulo, aulas expositivas, seguidas de discussão sobre o tema apresentado no dia. Ao final do módulo, realização de trabalho em grupo e uma aula prática, que consiste em uma apresentação dos resultados do trabalho em grupo. Para finalizar o conteúdo modular, um trabalho individual manuscrito de três páginas no mínimo em papel de tamanho A-4 contendo a síntese do conteúdo aprendido.
Procedimento de Avaliação
Média das Notas dos Trabalhos Individuais + Média das Notas de Participação + Nota do Professor/3
Detalhamento:
2 Notas de Trabalhos Individuais
2 Notas de Participação (trabalho em grupo e uma aula prática)
1 Nota do Professor
Referências
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