Tópicos Especiais em Organização da Informação: Informação em Ciência e Tecnologia

 Plano de Ensino

Profa. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Código: 382787

Portal da Disciplina: 

Ementa: Estudo e discussão de questões fundamentais e gerais da Informação em Ciência e Tecnologia no Brasil a partir do aprofundamento dos produtos e serviços disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.

 

Conteúdo Programático

1a. Parte - Informação Científica

Aula 1.1- Acesso Aberto à Informação Científica

Aula 1.2 - Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações

Aula 1.3 - Repositórios Institucionais

Aula 1.4 - Bibliografia e Documentação

 

2a. Parte - Informação Tecnológica

Aula 2.1 - Rede de Núcleos de Informação Tecnológica

Aula 2.2 - Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas

Aula 2.3 - Rede Brasileira de Informação dos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral

 Aula 2.4 - Inteligência Econômica

Objetivos

  • Apresentar visão ampla do conceito de Informação Científica e de Informação Tecnológica.
  • Apresentar a fundamentação teórica e prática dos produtos e serviços disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
  • Conhecer as tecnologias de informação e comunicação que estão na base da evolução da informação científica e tecnológica.
  • Subsidiar a compreensão dos alunos de pós-graduação em Ciência da Informação sobre a importância das iniciativas voltadas à promoção de arcabouço e de infraestrutura para a ocorrência da informação em ciência e tecnologia.
  • Dar a conhecer a dimensão de política de informação científica e tecnológica a partir das iniciativas em curso no país.
  • Apresentar a criação, evolução e situação corrente em países selecionados de algumas infraestruturas nacionais de informação em ciência e tecnologia.

 

Procedimentos de Ensino

O curso está dividido em 2 módulos de ensino. Para cada módulo, aulas expositivas, seguidas de discussão sobre o tema apresentado no dia. Ao final do módulo, realização de trabalho em grupo e uma aula prática, que consiste em uma apresentação dos resultados do trabalho em grupo. Para finalizar o conteúdo modular, um trabalho individual manuscrito de três páginas no mínimo em papel de tamanho A-4 contendo a síntese do conteúdo aprendido.

 

Procedimento de Avaliação

Média das Notas dos Trabalhos Individuais + Média das Notas de Participação + Nota do Professor/3

 

Detalhamento:

2 Notas de Trabalhos Individuais

2 Notas de Participação (trabalho em grupo e uma aula prática)

1 Nota do Professor

 

Referências

 

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